Planejamento estrategico
Durante esse período de tempo, a Novo México passou por bons e maus momentos, mas a forma de atuação dos familiares que ocupavam cargos executivos na empresa proporcionou condições – com maior e menos dificuldade – de suplantar as situações inadequadas.
Entretanto, o atual contexto do mercado de autopeças no Brasil – e no Mercosul -, em que as empresas multinacionais estão operando de maneira cada vez mais forte, levou os membros das duas famílias proprietárias da Indústria e Comércio Novo México Ltda. a se prepararem para a identificação e análise de oportunidades de mercado.
A hipótese de venda da Novo México foi descartada, tendo em vista que as duas famílias acreditam, por tudo que já fizeram e conseguiram anteriormente, que não é impossível reverter a atual situação desagradável.
As únicas premissas que as famílias Monteiro e Aranha colocaram para a análise das oportunidades de mercado é que:
• Essas oportunidades estivessem no segmento de autopeças;
• O ciclo de vida dos produtos e serviços correlacionados a essas oportunidades identificadas estivesse na fase de crescimento ou, no máximo, no início da fase de maturação; e
• A Novo México tivesse condições de obter e aplicar todas as tecnologias vitais para o adequado desenvolvimento, fabricação e comercialização dos produtos correlacionados a essas novas oportunidades de mercado.
Salienta-se que a forma de obtenção da tecnologia poderia ser por compra, parceria ou pagamento de licenciamento (royalty).
O organograma atual resumido da Indústria e Comércio Novo México Ltda. é apresentado a