Planejamento estrategico
MBA de Controladoria
Gabriel Augusto Borges RA 662875
Thiago Saboya RA 663529
É fundamental que para o crescimento de uma organização, seus diretores façam e tracejem as estratégias e diretrizes da empresa. Assim, nesta semana a Google, anunciou a compra da Motorola, fortalecendo as patentes da empresa compradora e também tornando da noite para o dia a Google em um dos maiores concorrentes do mercado de telefonia móvel do mundo. A empresa tinha também como objetivo fortalecer seu acervo de patentes, fazendo a organização ficar cada vez maior. A compra da Motorola pelo Google, custou cerca de 12 bilhões de dólares, fazendo ser a maior compra da empresa.
Uma das principais estratégias do Google, foi promover o Android que é o celular da empresa, assim tornando o Google um dos principais concorrentes no mercado de celulares. Porém, é claro que a compra da Motorola foi feita para aumentar o número de patentes da empresa, já que, a Motorola tem cerca de 15 mil patentes registradas e está em processo de adquirir mais 6 mil. O “ataque” do Google no mercado foi feito para concorrer coma Apple que se uniu à Microsoft no mercado de telefonia.
Alguns concorrentes se sentiram ameaçados, com a nova aquisição do Google. Empresas como a BlackBerry, que usa em alguns celulares o sistemas Android do Google. Porém as estratégias da empresa, como dissemos, é apenas para obter mais patentes, assim, por enquanto, não interferindo nos sistemas usados pela Motorola, que utiliza a Microsoft.
Com a notícia da compra, o mercado financeiro ficou agitado. As ações do Motorola cresceram mais de 50% nos EUA, assim, também animando os mercados mundiais, já que, houve aumento na bolsa de São Paulo, Japão e na Europa.
Portanto, concluímos que a Google, tornou-se mais forte neste segmento de telefonia móvel, ao adquirir a Motorola. A empresa está ameaçada a perder clientes como a própria Apple que usa seus sistemas no Ipad e