Planejamento estrategico
O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão na atualidade.Nos dias de hoje, existem três tipos de organizações: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma organização que pretende manter-se competitiva deve fazer acontecer, pois no mundo globalizado s[o existe espaço para quem pensa a frente.
Nesse contexto, percebemos a importância de uma estratégia que orienta a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos. A formulação das estratégias empresariais é complexa, uma vez que a própria estratégia está mergulhada em uma múltiplos fatores e componentes internos e externos. Muitos desses fatores estão situados completamente fora do controle e da previsão da empresa. Diante deste cenário o planejamento estratégico surge como uma valiosa “ferramenta” de auxílio à alta administração, pois permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo.
Objetivo
Demonstrar a relevância do planejamento estratégico para o gestor e para a empresa, pois é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que ajude na tomada de decisões, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.
Missão
A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global. Traduz-se numa filosofia básica de atuação, é o ponto de partida para a definição de