Planejamento estrategico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BELÉM
2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ALUNO:
PROFESSORA: FERNANDA
TURNO: 2º
SALA: 24
BELÉM
2011
INTRODUÇÃO
Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta da administração.
O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Empresas de todos os tipos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito proveitosa. Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus interesses.
As razões dessa atenção crescente à estratégia empresarial são muitas, algumas mais evidentes que outras. Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do Planejamento Estratégico, pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez. Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o Planejamento Estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é o processo pelo qual os membros de uma organização ORIENTADORES perspectivar o seu futuro e desenvolver os procedimentos e as operações necessárias para alcançar esse futuro.O processo de planejamento pode ser visto como um fluxo circular um pouco de temas e etapas de ação, onde os resultados de uma etapa de início do estudo e de ação na próxima etapa. No entanto, o