Planejamento estrategico da estrela
[pic]
SÃO PAULO 2011 Sumário
Introdução 03 1 – Histórico da Empresa Estrela 04 2 – Estrela - exemplo de estratégia 10 2.1 – Fatores do bom andamento 12 3– Cai uma Estrela 15 5 – As 5 forças de Porter no caso Estrela 19 6 – Conclusão 27 7 – Bibliográfia e Referências 28
Introdução
A indústria de brinquedos no Brasil registrou, em 2010, crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Apesar do cenário favorável, continua a guerra contra os produtos chineses. A China, que produz 85% de todos os brinquedos do mundo, domina 60% do mercado brasileiro. Por via desse cenário pouco favorável, que indagaremos os preceitos de uma das maiores empresas de brinquedos do Brasil e do mundo; “A Estrela”.
A Estrela fez parte da infância de boa parte dos adultos contemporâneos. Seu lúdico fez uma geração inteira te-la como referencia de brinquedos, atingindo todas as classes, direta e indiretamente, sua estratégia até hoje é muito estimada pelo mundo dos negócios.
Porém a estrela que foi protagonista desse bem sucedido empreendimento, hoje luta para não perder mercado para os chineses, que a cada dia conquista o mercado mundial e o Brasil, com suas fórmula mágica de baixos custos e vendas altíssimas.
A Estrela luta com toda estratégia possível, para não pedir falência e arcar com os compromissos de mercado.
Ou seja, mostraremos sua gloria e declínio.
1. Histórico da Empresa
[pic]
A Brinquedos Estrela foi fundada em 25 de junho de 1937, quando o alemão Siegfried Adler viu em uma pequena fabriqueta falida de bonecas de