Planejamento Espacial Marinho Finalll
3112 palavras
13 páginas
Engenharia de PescaCERES- UDESC
Acadêmicos:
Bruna Pinho
Manuela Luiza
Rogério Rocha
PEM
Planejamento Espacial Marinho do
Complexo Lagunar Sul de SC
Planejamento espacial marinho
Planejamento espacial marinho (PEM) é uma forma prática de criar e estabelecer uma organização mais racional da utilização do espaço marinho e das interações entre seus usos, a fim de equilibrar as demandas de desenvolvimento com a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos, bem como de alcançar objetivos sociais e econômicos de forma transparente e planejada.
Área
O Complexo Lagunar Sul de Santa Catarina, é composto por oito lagoas, sendo as mais importantes a Lagoa do Mirim, de Imaruí e de Santo Antônio, que possui como principal contribuinte fluvial o rio Tubarão. Este trabalho tem início no Molhes da Barra , passando pela comunidade Vila
Vitória, Ponta das Pedras, Centro Histórico e por fim no Bairro Esperança.
O escopo do trabalho foi dividido em áreas, compreendendo uma modelagem sobre principais aspectos que enfatizam a importância de se criar um planejamento estratégico, elaboração de cenários mais configurados para um modelo mais dinâmico, definir as estratégias e prognóstico e validação de resultados.
Nossa área
Mapa batimétrico
Segundo o mapa batimétrico a área compreendida neste plano é a mais profunda do
Complexo Lagunar Sul.
A divisão foi realizada para facilitar a descrição dos lugares e seu respectivo diagnóstico. A região foi dividida da seguinte forma:
Molhes da Barrra
Balsa
Vila Vitória
Ponta das Pedras
Esperança
Campos Verdes
Ponta da Barra
Área especial – Marismas
Primeira etapa
Diagnóstico
Para estabelecer um Planejamento espacial marinho é necessário a realização de um diagnóstico da situação atual da localidade em que deseja-se implantá-lo. O diagnóstico consiste em reconhecer as atividades neste espaço de interação água e terra, bem como em todo o sistema aquático abordado dentro do planejamento.
O estudo abrange a