planejamento escolar
INTRODUÇÃO
Neste vamos abordar sobre a importância do planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visto que, vamos falar sobre os elementos que compõem o planejamento de ensino, bem como sobre a importância de se planejar a ação educativa de forma consciente, considerando que o ato de planejar consiste na programação da materialização de uma intenção educativa, a fim de alcançar objetivos.
Dessa forma, esclarecemos-lhe que estudar o planejamento de ensino implica possibilitar a compreensão de que ele é essencial à formação, bem como é essencial à atuação do professor no contexto da prática pedagógica.
Nessa perspectiva, devemos problematizar as condições que produziram a necessidade da prática de planejar o ensino por parte dos professores e, ainda, pensar a respeito de como vem sendo a postura do professor diante do ato de planejar o ensino, sem perdermos de vista as políticas que vêm norteando as ações de planejamento pelos sujeitos do processo educativo.
Para poder entender melhor a importância do planejamento escolar, foi realizada uma entrevista com professores do 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Pública. A entrevista abordou questões como: o que esses professores entendiam por planejamento; como planejam; que orientações recebem sobre planejamento no seu dia a dia; de quem recebem as orientações; qual formação possuem para elaborar o planejamento, como fazem para articular no planejamento os conteúdos escolares com a realidade do aluno e quais as dificuldades encontram no seu dia a dia ao planejar e que sugestões apontam para melhorar a pratica pedagógica.
A nossa intenção é alertar a respeito da importância do ato de planejar o ensino para o alcance dos objetivos almejados. Afinal, você já pensou como poderão ser os resultados de uma ação que não é planejada? Já pensou nas possibilidades de os resultados esperados nunca serem alcançados por meio das ações