Planejamento do rh
Para se gerenciar pessoas em um empreendimento, não podemos pensar em uma estrutura rígida, padronizada. As estruturas de recursos humanos atuais consistem em várias ações que, coordenadas, facilitam a gestão e o planejamento de pessoas. Além das ferramentas de recrutamento seleção e treinamento.
O Planejamento de Recursos Humanos (PRH) atua na garantia de que a empresa possui a quantidade correta de mão-de-obra, sendo assim capaz de concluir as tarefas necessárias para a realização dos objetivos organizacionais.
Os três principais passos para realizar o PRH são:
1. Avaliação dos recursos humanos correntes
Inicialmente faz-se uma análise de cargos para definir os cargos no interior da organização e os comportamentos necessários para desempenhá-los.
As informações coletadas permitem elaborar:
- uma descrição do cargo por escrito, declarando o que o ocupante do cargo realiza, além de como e por que realiza;
- uma especificação do cargo que formula o mínimo de conhecimento, aptidões e habilidades que um trabalhador precisa possuir para desempenhar o cargo com sucesso.
Esses documentos auxiliam os gerentes a recrutar e selecionar adequadamente os novos contratados.
2. Avaliação das necessidades futuras de recursos humanos
As necessidades de recursos humanos dependem dos objetivos e estratégias da organização e também da demanda pelos produtos ou serviços da organização e de seus níveis de produtividade. Depois de estimar a receita total, a administração pode estimar a quantidade e tipo de recursos humanos necessários para obter essa receita.
3. Desenvolvimento de um programa para satisfazer necessidades futuras de recursos humanos
Após avaliar as capacidades correntes e as necessidades futuras, a administração está em condições de estimar as carências e destacar áreas para as quais terá de alocar mais pessoal. Em seguida, é possível desenvolver um programa para adequar essas estimativas às previsões de suprimento futuro de