Planejamento de uma Negocia o Trabalho
Professor: José Manoel R. de Queiroz)
Aluno: Paulo Luiz Soares Campos de Oliveira
Data da entrega do trabalho: 25 / 08 / 2015
Recebido por: _____________________________
Assinatura: ______________________________
Administração de Conflitos e Negociação
Planejamento de uma Negociação
Separar as pessoas dos problemas: Concentrar-se efetivamente no objetivo da negociação. Concentrar-se nos interesses: examinar os interesses de ambas as partes e analisando os que não são comuns.
Buscar Ganhos Mútuos: Visar ter uma negociação onde haja o “ganha ganha”
Encontrar Critérios Objetivos: Buscar alternativas objetivas para a solução do problema. - OPORTUNIDADE- O negociador precisa ter sensibilidade e perceber o melhor momento para negociar e o tempo para efetuar seus movimentos. Essas oportunidades podem estar relacionadas à oferta maior que a demanda, negociar com a devida antecedência.
- QUALIDADE DE INFORMAÇÃO - Conhecer o tema ou assunto da negociação é fundamental. Quanto melhor informado e detalhado, o negociador terá controle sobre tudo que afeta o processo, aumentando assim, suas chances de fazer um bom negócio.
- PODER - Para ter poder, é preciso acreditar que se tem poder – o poder de decisão, de escolha, de influenciar, de buscar e de construir alternativas, de agregar valor envolvendo outras partes. O poder aumenta as chances de sucesso na negociação, por isso, o negociador necessita de poder e também precisa negociar com quem tem poder.
Por tudo isso, é fundamental explorar o tempo, a informação e o poder – para negociar não apenas o escopo, mas também a qualidade, os prazos e o preço.
Esses fatores estão entre as causas primordiais dos desequilíbrios de poder. E o
poder nas negociações, especialmente quando se trata dos aspectos substantivos citados, está intimamente ligado à construção da sua melhor alternativa em caso de não acordo.
Variáveis Básicas de uma Negociação:
PODER
Poder Pessoal: Poder da