Planejamento de sistemas de informação
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR 04
3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 05
4 A CONCEPÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO 06
5 O PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 06
6 CONCLUSÃO 08
7 REFERÊNCIAS 09
Introdução
O planejamento configura-se como um dos instrumentos gerenciais mais importantes no processo administrativo e, como tal, imprescindível quando a organização considera em seu desenvolvimento futuro, ações que devem ser realizadas a fim de garantir inserção competitiva em seu mercado de atuação. Na concepção que será apresentada como modelo para planejar, o diagnóstico situacional é o marco para a transformação do futuro de uma organização ou sistema com vistas ao seu alinhamento estratégico. Diversas empresas utilizam a tecnologia da informação de forma inadequada ou não administrada. Utilizam seus recursos de informática somente no âmbito interno da empresa, ao invés de buscarem vantagens competitivas no mercado.
Tais recursos, quando utilizados corretamente, modificam as forças da empresa em relação à concorrência, criam barreiras contra a entrada de novos competidores, reduzem prazos de lançamentos de novos produtos e/ou serviços, aumentam a produtividade, entre outras vantagens.
Planejar sistemas de informação é estabelecer, sob bases sólidas, o futuro desenho do modelo de gestão da informação que irá subsidiar a organização em seu desenvolvimento.
Portanto, uma atividade estratégica, uma escolha fundamental que irá se relacionar com a missão e os objetivos organizacionais.
Nesse contexto, o papel do administrador no planejamento dos sistemas de informação é de suma importância visto que, diversos fatores que causarão grande impacto organizacional precisam ser analisados de maneira correta e que possam ser utilizados em prol da organização.
As funções do administrador
No planejamento dos sistemas de informação, as funções do administrador devem ser