planejamento de marketing
Diante de fatores como as constantes mudanças mercadológicas e os avanços tecnológicos, é difícil para uma empresa manter um produto original e inovador durante um longo período no mercado. No entanto, para que as empresas continuem saindo na frente e se tornem mais competitivas é fundamental a adoção do Marketing Estratégico, analisando as oportunidades e selecionando o mercado alvo, projetando estrategias e desenvolvendo o marketing para a divulgação de novos serviços buscando cada vez mais novos clientes.
Segundo Kotler, (2007,p.40), ”Uma administração de marketing bem-sucedida requer, portanto, determinadas capacidades, como entender o valor para o cliente, criar valor para o cliente e sustentar o valor para o cliente.”
3.1 MARKETING ESTRATÉGICO
O plano de marketing é uma ferramenta gerencial que auxilia no suporte de tomada de decisões, através de uma análise que leva em consideração o ambiente externo e interno. Tal análise proporciona a visualização dos pontos fortes e fracos (ambiente interno) bem como as ameaças e oportunidades (ambiente externo).
Para Kotler, (2007, p.41) “O plano de marketing estrategico estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor oferecida, com base em uma analise das melhores oportunidades do mercado. O plano de marketing tático especifica as táticas de marketing, incluindo as caracteristicas do produto, promoção, comercialização, determinação do preço, canais de vendas e serviços.”
3.1.1 MERCADO CONSUMIDOR
As organizações chegam à liderança de um mercado quando compreendem as necessidades do consumidor e encontram soluções que satisfazem essas necessidades através de valor superior, qualidade e serviços prestados. As necessidades não atendidas dos consumidores é as que são mais importantes para os mesmos, configuram ótimas oportunidades para a empresa. O objetivo principal é descobrir o que gostam, porque gostam, quando vão, onde vão e com que freqüência vão.
Através do