Planejamento de estoque
Adriana Matos da Silva
Professora Maria Iara Schmegel Moreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais (EMD0116) – Prática Módulo III
19/06/12
RESUMO
As empresas do mundo atual buscam melhores alternativas para que se tenha um bom método de gestão dentro da organização, para as empresas, um setor de suma importância, ou seja, o diferencial hoje para que se tenha baixo custo na organização é o estoque, uma empresa com um bom planejamento e gestão de estoque torna-se eficiente e pronta para enfrentar o mercado e a concorrência. A gestão de estoques é um diferencial oportuno para os administradores gerarem recursos e reduzir custos. O planejamento é uma declaração de intenções para que algo esperado aconteça, e controle, é o processo de lidar com estas variações. Sendo assim um bom planejamento, tem o objetivo a ser atingido com clientes satisfeitos, baixo custo e bons resultados, onde todos os setores estão envolvidos para obter melhores resultados.
Palavra-Chave: Estoque. Planejamento. Controle. Tipos.
1 INTRODUÇÃO
A gestão de estoque permite importantes ganhos, com eficiência, redução de falhas e custos, rapidez, confiabilidade e capacidade de rastreamento. Devido à complexidade dos processos envolve uma serie de procedimentos e afeta dois aspectos de negócio: a disponibilidade do produto e o custo, ambos com impacto direto no resultado ou na rentabilidade.
O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre essas variáveis: se a política adotada tenta assegurar a disponibilidade aumentando o estoque, provoca um impacto diretamente nos custos relativos à sua manutenção, como capital de giro e armazenamento; por outro lado, se para cortar os custos os estoques são demasiadamente reduzidos, corre – se o grande risco de não atender o cliente. Mas quando encontramos o equilíbrio os resultados são significativos na sua lucratividade e uma