Planejamento de comunicação - radio executiva go
A Rádio Executiva FM destina sua comunicação para a informação e entretenimento de pessoas que possuem entre 50 e 60 anos com perfil socioeconômico A/B, portanto, é extremamente definida em seu segmento mercadológico, como uma rádio que apresenta música de qualidade e que envolve ritmos do Brasil e do mundo. Em suma, a rádio é destinada as pessoas de classes socioeconômicas mais elevadas, tendo por esse motivo, a integração de sua programação por músicas selecionadas que expressam requinte e leveza para esse tipo de público. Além das músicas, a rádio oferece informação, notícias e serviços, com enfoque nas áreas de cultura, saúde, decoração, ecologia e tem um apelo cultural muito forte (incentivo a teatro, cinema, festivais de música e realiza, também, mensalmente, Executiva no Palco – evento musical que busca a valorização dos artistas locais).
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DE MERCADO
Pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan, área de Mídia Customizada, durante 2008. O foco era “explorar o meio rádio com o objetivo de levantar as principais características do meio e suas perspectivas futuras junto ao mercado publicitário, considerando o contexto de transformação das mídias e seus consumidores.”
Momento atual é de mudanças e transformações, a popularização da Internet e revolução digital dos meios, chamada convergência dos meios; as diversas plataformas de transmissão, como celulares, MP3/ 4 e 5 players, TV, internet móvel, notes, Iphone, e etc; além dos podcasts e programas de compartilhamento de música. O estudo reúne informações coletadas em três fontes: workshop de inovação com profissionais do meio da área de criação e produção, levantamento de dados secundários e expertise Ipsos Marplan.
RESULTADOS
Principais desafios do Rádio como mídia. Segundo opinião de profissionais do meio, os principais desafios da