Planejamento de capacitação
1 INTRODUÇÃO
Partindo do princípio que o mundo atravessa por processos de mudanças constantes, sejam elas nos aspectos tecnológico, cultural, social ou econômico, é notório que por trás dessas mudanças existe um fator que foi e é extremamente importante para que todas essas transformações fossem possíveis: o fator humano. Sabe-se que todo o processo de aprendizagem e criação de novo conhecimento começa no nível individual, ou seja, nas pessoas, pois são elas o ponto de partida e de sustentação para a ação estratégica da organização em seu dia-a-dia. Devido ao ambiente competitivo que muitas organizações estão inseridas, é imprescindível que cada colaborador já tenha agregado em sua “bagagem” o quesito conhecimento, pois assim terá seu devido valor dentro da organização. 2 TREINAMENTO: GASTO OU INVESTIMENTO?
Nos tempos atuais, em que a globalização toma conta de todos os setores do mercado, as mudanças já são vistas como corriqueiras. É necessário mudar, ser versátil para ganhar competitividade e lugar no mercado. O mercado global tem exigido das empresas e corporações constante atualização e tem sido exigente para se manter vivo nele.
Hoje, manter os colaboradores com o conhecimento atual e bem informado pode se tornar um diferencial para as empresas, pois todo colaborador tem seu potencial, mas ele precisa ser bem aproveitado. Cabe à empresa treiná-los e desenvolvê-los para atingir esse objetivo.
O cliente está no final do processo, mas é quem dita as regras. Cabe às organizações e seus colaboradores estudarem como chegar com um serviço de qualidade e atrativo no final deste processo. Hoje, qualidade já não é diferencial, e sim essencial para atuar ou concorrer satisfatoriamente. Atualmente as empresas dão muito mais valor à área de Marketing e estão incluindo investimentos também para estudar, conhecer e captar os clientes, tanto internos quanto externos. Ao treinar melhor sua equipe de