Planejamento da negociação
O planejamento da negociação é fundamental para garantir o sucesso do mesmo, preparando-se para futuras complicações e divergências que o debate pode causar.
Nas horas que antecedem a negociação é recomendável que o negociador faça atividades relaxantes e tenha uma alimentação adequada para que ele esteja em plenas condições de argumentar a seu favor quando for necessário.
No preparo, o agenciador deve “estudar seu adversário”, a fim de obter os melhores argumentos possíveis e respostas para os acontecimentos, obtendo assim, os melhores resultados.
Negociar sem planejamento é dar espaço ao fracasso, além de um desrespeito aos demais negociadores.
b) Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação?
O grande problema ético que envolve praticas de negociação é a mentira. É comum encontrar nessa pratica interlocutores que deixam de fazer propostas sólidas para alcançar seus objetivos dentro de uma empresa, por exemplo.
Tais atitudes acarretam instabilidade entre os negociadores, a perda da confiança e o conseguente fim de parcerias.
A má conduta em uma negociação também pode ser vista em o não comprimento de um determinado acordo entre as partes, deixando de firmar futuros acordos.
Filme escolhido: Doze homens e uma sentença.
Segue lista de situações encontradas no filme que mostram um planejamento de negociação e/ou envolvem condutas éticas e antiéticas.
1. A primeira negociação ocorrida no filme é protagonizada pelo jurado número 8, o Sr. Davis, que por ser o único a não votar imediatamente a favor da condenação do réu, convence os demais jurados a discutirem a situação, utilizando como argumento que “o jogo só começa às 8h”, induzindo assim, os demais a ficarem mais uma hora debatendo os fatos.
2. Os jurados 1 a 6 utilizam a suposta briga ocorrida entre o réu e o seu pai como argumento para justificar a condenação.
3. O sétimo jurado faz um novo argumento,