Planejamento da Capacidade
Capacidade é a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos em uma unidade produtiva, em um dado intervalo de tempo.
Por unidade produtiva, entendemos tanto uma fábrica, como um departamento, uma armazém, uma loja ou posto de trabalho. Algumas vezes a unidade produtiva trabalha com a capacidade total. Sem violar as referências básicas da definição da capacidades, não é possível ter uma capacidade maior que 100%, isso só acontecerá caso a referência básica de capacidade, ou seja, as condições nas quais ela foi definida estiver sendo violada.
Há muitos fatores que depende a capacidade de uma unidade produtiva. Se quisermos aumentar a capacidade de uma unidade, devemos alterar pelo menos um dos fatores dessa capacidades, para isso pode ou não ser necessário mudanças e isso impõem dificuldades.
Os fatores mais importantes que influenciam a capacidade são:
I_ Instalações O tamanho da unidade produtiva é importante, ao projetar uma unidade é imprescindível deixar um espaço para possíveis expansões futuras. O arranjo físico do local de trabalho pode restringir a capacidade ou favorece-las, fatores como aquecimento, iluminação e ruídos também exercem influência positiva ou negativa dependendo de como atuam sobre os funcionários.
II_ Composição dos produtos ou serviços Diversidade reduz a capacidade. Produtos uniformes dão oportunidades para padronização de métodos e matérias, reduzindo tempo de operação e aumentando a capacidade, logo, os produtos diferentes exigem constantes preparações das máquinas. A situação dos serviços é semelhante, com o agravante de que os serviços em geral se prestam menos à padronização.
III_ O projeto do processo Os processos de produção variam desde aqueles totalmente manuais até os totalmente automatizados. Existem grau de “manualização” ou de “tomação” que se situam em uma dimensão contínua, sendo as vezes difícil distinguir o grau em que um processo é mais fortemente manual