Planejamento Da Assistencia De Enfermagem Sem
O Planejamento é considerado a peça fundamental, deve perceber a ação e finalidade, prever e superar obstáculos e atingir seus objetivos. Todos os membros do grupo deve ter conhecimento dos objetivos e como desempenhá-las. O planejamento requer pessoas especializadas capaz de após profundo e indicar com segurança.
Conceito
Planejamento é a função administrativa de determina o que se deve fazer, e quais as metas que devem ser atingidas, é métodos de trabalho que provavelmente nos levarão a alcançar os objetivos desejados.
Planejamento da assistência de Enfermagem
Planejamento descreve a fase como o conjunto de ações, criação de metas e de um plano de cuidados destinado a ajudar o paciente a resolver os problemas detectados e alcançar as metas identificadas. Planejamento nos possibilita tomar decisões corretas prever e superar dificuldades evitar improvisos e alcançar a meta desejada.
Fases do Planejamento
São quatros:
1- Reflexão: Busca da finalidade geral, da ação que se vai realizar, ou seja o que se quer com a ação, qual área, cliente ou problema que se quer atingir.
2- Tomada de decisão: É a essência do planejamento. Nesta fase é escolhida a política de ação que será adotada, ou seja, quais s métodos ou linha de trabalho que serão escolhidos para atingir os objetivos.
3- Montagem: É o relatório escrito das decisões tomadas na fase anterior, cujo conteúdo é o mesmo do planejamento.
4- Acompanhamento e revisão: O controle da execução será sempre a verificação do executado ou obtido em relação ao previsto. Os controles podem ser diretos ou indiretos, qualitativos ou quantitativos.
A revisão pode se proceder durante ou após a ação, no estágio do próprio planejamento, no estágio operacional, permitindo a regulagem e o ajustamento e no estágio pós-operacional que é a avaliação propriamente dita e com ela verificar a eficácia dos meios, dos sistemas utilizados, as mudanças ocasionais, os obstáculos encontrados e faz a comparação dos