PLANEJAMENTO CEJA 2014
ARARANGUÁ– SANTA CATARINA
PROPOSTA PEDAGÓGICA ANUAL
Diretora: Patrícia
Orientadoras:
Turma: Nivelamento - Alfabetização
Turno: Noturno
Professora: Dilma Ribeiro Data: 07/04/2014
A EJA (Educação de Jovens e Adultos) se caracteriza como espaço de investigação e produção de alternativas pedagógicas direcionadas a qualificação do processo de ensino aprendizagem, sendo um atendimento com objetivos específicos, metas e procedimentos educacionais diferenciados do ensino regular, no qual se trabalha a Elaboração dos Conceitos e a Estrutura do Pensamento segundo a proposta de Vygotsky, e de Paulo Freire a qual enfatiza a origem social do desenvolvimento pessoal, pois entende que as vivências ou processos sociais são internalizados, isto é, apropriados, pelo indivíduo através de funções mentais. Vygotsky chamou de funções mentais superiores aos processos tipicamente humanos como: memória, atenção e lembrança voluntária, memorização ativa, imaginação, capacidade de planejar, estabelecer relações, ação intencional, desenvolvimento da vontade, elaboração conceitual, uso da linguagem, representação simbólica das ações propositadas, raciocínio dedutivo e pensamento abstrato.
Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento do psiquismo não é universal, imutável e passivo. O autor considera o cérebro um sistema aberto de grande plasticidade, cuja estrutura e modo de funcionamento são formados ao longo do desenvolvimento do indivíduo. Segundo as postulações de Vygotsky,e defendida por Freire o homem transforma-se de biológico em sócio-histórico num processo em que a cultura é parte essencial da constituição da natureza humana. Segundo o autor é pela mediação que o sujeito vai progressivamente desenvolvendo as funções psicológicas superiores.
Em consonância com as temáticas acima descritas e sendo o professor o mediador, serão oportunizadas situações que requeiram o uso de várias formas de linguagens, a textualidade, a