Planejamento aula de expressividade infantil
ESCOLA: CAIC MARIA FELÍCIO LOPES
ÁREA DE CONHECIMENTO: CONHECIMENTO DO MUNDO
COMPONENTE CURRICULAR: MOVIMENTO NÍVEL DE ENSINO: EDUCAÇÃO INFANTIL
SÉRIE/ CICLO: PRÉ-ESCOLA DATA: 21/09/2010
OBJETIVO
Explorar a percepção de estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
CONTEÚDO PROCEDIMENTOS
Exploração da percepção de estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos
Atividade 1: Representar uma história. Imaginarão que a sala é uma grande floresta e serão habitantes dela. Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar lentamente, sendo tartarugas, aranhas e minhocas. Logo serão tatus-bola, leões, coelhos, cangurus, passarinhos e águias que percorrem a floresta rapidamente.
Atividade 2: Cantando a música: Marcha soldado, cabeça de papel. Quem não marchar direito, vai preso pro quartel. O quartel pegou fogo, a policia deu sinal. Acode, acode, acode a bandeira nacional. Um atrás do outro, vão marchando no ritmo da música.
Atividade 3: Devem caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas maneiras. Quando a música cessar, param como uma estátua, escolhendo um nível no espaço: baixo (no chão), médio (agachados) ou alto (de pé).
Atividade 4: Cantando e dançando a música: A canoa virou. Enquanto cantam: A canoa virou, Pois deixaram ela virar (o corpo gira), Foi por causa de Maria, Que não soube remar (os braços remam). Se eu fosse um peixinho, E soubesse nadar (os braços nadam), Eu tirava Maria, Do fundo do mar. Siri pra cá (o corpo pula para a direita), Siri pra lá (o corpo pula para a esquerda), Maria é bela, E quer casar.
Atividade 5: Cantando a música: Escravos de Jó, Jogavam caxangá, Tira, põe, deixa o Zé Pereira ficar Guerreiros com guerreiros, fazem