Planejamento ambiental - saneamento básico
A partir do momento que os problemas ambientais das cidades pequenas forem identificados e os órgãos competentes, juntamente com a população, se prontificarem a resolvê-los, a qualidade de vida destas pessoas se elevará e estes municípios estarão aptos para enfrentar os problemas do seu crescimento.Os problemas ambientais mais comuns -poluição do ar e das águas, degradação dos solos, desmatamento, lixo, etc. - ainda não atingiram nas cidades pequenas as proporções das cidades médias e grandes, na maioria das vezes. Neste sentido um planejamento ambiental eficiente e que conte com o apoio da população é capaz de solucionar os problemas ou ao menos amenizá-los. No caso de problemas ambientais que ainda não foram detectados, o planejamento ambiental seria uma forma de evitar sua ocorrência.
O planejamento ambiental pode ser o grande diferencial entre as formas de desenvolvimento das cidades pequenas em relação às demais, isto é, no caso das primeiras pode haver a junção entre crescimento quantitativo e qualitativo, enquanto que para as últimas o crescimento quantitativo foi mais expressivo.
Para alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população. Os serviços a serem objeto de um Planejamento ambiental Municipal Integrado de Saneamento Básico, compreendem:
_ Abastecimento de Água: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição.
_ Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.
_ Esgoto Sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações