Planejamento 01 Mi
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO FATEMP
Alunas: Gláucia Fernandes RA 42. 633-8
Mariane da Silva Prado RA 41. 736-7
Marlene Garcia Ferreira RA 43.905-2
Micaeli de Andrade Rodrigues Dias RA 41.217-7
Nayara Alves Marinho RA 42.634-5
PLANEJAMENTO EM GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
PIACATU – SP
2015
Introdução
O desenvolvimento de um planejamento participativo garante maior eficiência ao processo decisório, estimula o envolvimento do nível gerencial, facilita a integração de informações, possibilita a formação de um espírito de equipe, permite coordenação de esforços e estimula a produção de ideias. Além disso, o processo de planejar age como um catalisador de mudanças na organização.
Planejar é pensar e agir em relação ao futuro, é a essência do processo de planejamento, é tomar decisões sobre o futuro, é definir objetivos ou resultados alcançados, é buscar mudar a situação conhecida para uma outra situação desejada, dentro e um intervalo definido de tempo, é imaginar e trabalhar para construir uma situação nova que não seria apenas um resultado da simples evolução dos fatos presentes.
ETAPA 1
Por que o Planejamento Educacional?
O planejamento é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho do profissional de Serviço Social, pois é fundamental que o mesmo materialize suas ideias através de ações planejadas e estruturadas com o objetivo de modificar uma dada realidade. O planejamento é um processo continuo e dinâmico, temendo como uma decisão de planejar o seguinte movimento de reflexão – decisão – ação, pelo fato de que o profissional precisa acompanhar a implementação, o controle e a avaliação social que o mesmo for inserir.
1° Passo :
A preparação se consiste em promover a análise dos pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que cresça a motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes. É necessária a visão global do planejamento e, operacionalmente,