Planeamento e gestao de instalacoes desportivas
Ao abordarmos a problemática da gestão das instalações desportivas faz todo o sentido tentarmos encontrar um conceito base para definirmos instalação desportiva, o que se poderia estabelecer a partir de uma estrutura natural ou artificial previamente preparada para a garantir a sua utilização em termos desportivos.
A evolução tecnológica e a crescente dimensão social do desporto tem vindo também a exigir uma cada vez maior qualidade destas estruturas
Segundo Gallardo e Jimenez (2004), o êxito de uma instalação desportiva, está condicionado pelo seu desenho e a sua construção.
Assim todas as fases de construção de uma instalação desportiva são importantes, desde que surge a ideia da criação da mesma, a construção duma instalação desportiva passa por várias fases, sendo elas: o planeamento, a decisão, a concepção, o concurso, a execução e a sua gestão. Sendo assim o presente trabalho que tem como tema “Planeamento e Gestão de Instalações Desportivas. Caso particular: Campo de Futsal de Clube Ferroviário de Inhambane”, debruça-se sobre as fases de construção de instalações desportivas e sobre a gestão de campo de futsal do clube ferroviário de Inhambane.
Desta forma, para uma melhor compreensão, o trabalho comportara, para além da Introdução, onde se fará a apresentação geral do trabalho, integrando os objectivos, a justificativa, o problema e as hipóteses, V (cinco) grandes pontos a saber: o ponto II referente a metodologia do trabalho, onde se esclarecerá sobre os procedimentos a serem utilizados para o desenvolvimento do trabalho, o ponto III, referente a Revisão Bibliográfica onde ira abordar-se acerca do tema e a base teórica usada na pesquisa. O ponto IV o cronograma das actividades, onde são indicadas de forma pormenorizada as fazes do trabalho e por último, o ponto V referente as referencias bibliográficas utilizadas para a realização do trabalho.
1.2. Objectivos
1.2.1. Geral * Descrever o processo de gestão do campo de