Planeamento de um site de Comércio Electrónico
“Automóveis – Experimente Primeiro”
O conceito de Comércio Electrónico tem evoluído ao mesmo tempo que evoluem as tecnologias da informação, o software, o hardware, a World Wide Web e os meios físicos de comunicação (iPad, iPod, Palmtop, smartphones,etc). Actualmente, a concepção e a elaboração de sítios (sites) encontra-se ao alcance da maioria dos utilizadores das tecnologias da informação e da Internet. Todavia, existe a necessidade de se seguir um conjunto de procedimentos e normas, que são próprios destes tipos de concepção.
Quer os procedimentos, quer as normas estão relacionados com o planeamento e implementação de um site de e-commerce.
Ao planeamento e à implementação de um site, pode-se chamar trabalho de arquitetura de informação, e por isso deve ser realizado por entidades (pessoas ou grupos de pessoas), especializadas neste tipo de sistemas de informação, como por exemplo, programadores ou designers gráficos em computação.
A finalidade deste trabalho é apresentar uma proposta para a concepção de um site de e-commerce, tendo em consideração os objectivos que se pretendem atingir, a partir da definição de um conjunto de variáveis e etapas, que são determinantes para o sucesso do negócio a implementar.
Assim, apresenta-se o planeamento para a criação, na Internet, do site/página do stand “Automóveis – Experimente Primeiro”. Um stand de venda de automóveis, que aposta na venda de automóveis novos e usados, multimarcas.
O projecto tem como objectivo o desenvolvimento de vendas online, onde os utilizadores interessados podem obsevar os automóveis através de fotografias e, ou vídeos, programar visitas ao stand e efectuar marcações para experimentarem os automóveis, através da Internet, sem abdicarem do conforto das suas casas, podendo beneficiar de preços reduzidos e ofertas especiais.
Para os proprietários do stand “Automóveis – Experimente Primeiro”, a criação de um site de comércio electrónico deverá