Planajamento e controle de produçao diaria
8.1 Gestão de estoque
”Segundo Viana (2000) afirma que a gestão dos estoques é um conjunto de atividades que visa atender as necessidades da empresa, com o máximo de eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em materiais, tendo como objetivo fundamental a busca do equilíbrio entre estoques e consumo.” Com esta citação termo um controle das matérias semi-acabado em uma área especifica, para melhora fluxo da Esmaltec. Ou especifica em um Kanban: “onde as em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças. Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.” (Lopes dos Reis)
8.2 Estoque Diário
Segundo Viana, “qualquer que seja o método, é fundamental a plena observância das rotinas em prática a fim de se evitar problemas de controle, com consequências no inventário, que redundam em prejuízos para a empresa.” Usado sua estratégica e seu conhecimento na área de seu estoque nada mais é do que fazer um total planejamento de como controlar os materiais dentro da organização, trabalhando exatamente em cima do que a empresa necessita para as determinadas áreas de estocagem, objetivando manter o equilíbrio entre estoque e consumo.
8.3 Níveis de estoque
Segundo Paulo Roberto Romito “O estudo dos níveis de estoque dos produtos de uma empresa possibilita ao gerente ou gestor traçar linhas de ações com relação ao planejamento. Uma vez que a demanda por produtos é imprevisível, as empresas precisam estar preparadas para atender às expectativas dos consumidores. Sendo assim, para que uma empresa