Plaina
l - INTRODUÇÃO
O aplainamento é uma operação de desgaste do material, de forma a ser feitos em um ou mais passes. Nas operações de aplainamento, o corte é feito em um único sentido, assim o curso de retorno da ferramenta é um tempo perdido. No aplainamento utiliza-se ferramentas de corte com uma só aresta cortante, suas vantagens é que são mais baratas, mais fáceis de afiar e com montagem mais rápida que resultará em um processo mais econômico que outras operações de usinagem que usam ferramentas multicortantes.
2 – PLAINA LIMADORA
2.1 – INTRODUÇÃO
A operação realizada por estas máquinas chama-se limadura. A remoção de cavaco processa-se mediante a utilização de uma ferramenta mono-cortante que se desloca linearmente de maneira alternada sobre a superfície plana de um corpo.A ferramenta adquire movimento de trabalho, enquanto à peça cabe o movimento de alimentação.O aplainamento é uma operação muito parecida com a limadura, pois consiste em arrancar linearmente o cavaco sobre a superfície plana de um corpo, atuando com uma ferramenta de corte. Neste caso, porém, é a peça (no lugar da ferramenta) que assume o movimento alternado de trabalho, enquanto a ferramenta (em vez da peça) assume o movimento de alimentação.
2.2- OBJETIVO DO APLAINAMENTO
Remover o cavaco afim de esculpir ou obter as medidas desejadas.
2.3 – IMAGENS E FOTOS
3 – PLAINA DE MESA
O curso da plaina de mesa é superior a 1.000 mm. Usina qualquer superfície de peças como colunas e bases de máquinas, barramentos de tornos, blocos de motores diesel marítimos de grandes dimensões. Quatro ferramentas diferentes podem estar realizando operações simultâneas. As peças são fixadas diretamente sobre a mesa por meio de dispositivos diversos.
3.1 – OBJETIVO
Remoção de cavaco afim de usinar uma peça, normalmente de grande porte.
3.2 – IMAGENS E FOTOS
4 – FURAÇÃO
4.1 – INTRODUÇÃO
Essa operação