Plagio nas humanidades
PLÁGIO NAS HUMANIDADES
Porque o plágio vem crescendo gradativamente no mundo moderno? De acordo com debates, leituras que ocorreram em sala de aula e através de pesquisas que acadêmicos buscaram para a construção da aula, apontaram como o plágio vem crescendo cada vem mais no mundo moderno. A internet hoje em dia, é uma das ferramentas que mais estimulam os estudantes a plagiar, pois disponibilizam cada vez mais, trabalhos, resumos de livros e assim acabam cada vez mais facilitando a leitura do aluno e o estimulando a plagiar, através do que hoje as pessoas chamam de “copiar” e “colar”.
O que é o plagio? O plágio é quando o individuo retira uma ideia seja de um livro, revista, internet, e não expõem a referencia de onde o encontrou. ¹ Segundo Vasconcelos (2007, p.4) o plágio é uma copia que uma pessoa ou grupo de pessoas fazem dos mais variados temas e assuntos.
Vem aumentando cada vez mais o numero de alunos que são pegos em plágio, apesar das adversidades alguns professores estão atentos para os trabalhos feitos pelos alunos e a sua autenticidade, mas também existem professores que não estão tendo o mínimo esforço para a descoberta do plágio.
É preciso sabermos diferenciar o plágio da fraude. A fraude no meio acadêmico pode ocorrer através de condutas inapropriadas, onde o individuo falsifica uma descoberta cientifica. A fraude também ocorre quando o individuo falsifica algum tipo de documento para se beneficiar. Ultimamente tal ato ocorre cada veza mais em grandes empresas, ou em meios políticos.
O problema do plágio é algo que deve ser tratado do ensino fundamental, passando pelo ensino médio, para que os alunos aprendam a fazer os seus trabalhos buscando informações concretas e aprendam a interpretar os textos e a construi-los através de pesquisa e leitura, dentro das regras que são impostar no ensino superior. Portando o plágio é um resultado de uma deficiência na leitura, no caráter do aluno que ocorre durante o ensino fundamental e