Placas De V Deo
Placas de vídeo são responsáveis por exibir tudo que você vê no monitor do seu computador, sem elas não teria como trabalhar textos, planilhas, documentos e principalmente jogar qualquer tipo de jogo. Uma placa de vídeo pode ser “classificada” em dois tipos: placa de vídeo onboard e offboard.
Placa de vídeo Onboard:
Há pouco tempo, computadores aqui no Brasil custavam muito caro e poucos tinham condições para comprar algum, então os fabricantes passaram a criar chips gráficos embutidos nas placas mãe, o que fez baixar muito os preços dos computadores.
O preço baixo das Placas de vídeo Onboard possui uma grande desvantagem que é o “aproveitamento” das peças já integradas ao computador, ou seja, uma placa de vídeo onboard consome recursos compartilhados pelo processador e principalmente pela memória RAM, implicando na rapidez e desempenho da máquina.
Placa de vídeo Offboard:
Placas de vídeo Offboard são mais robustas e possuem um poder de processamento muito superior, comparadas às onboard.
Como o nome já diz (fora da placa) as Offboard são hardwares separados da placa mãe. Elas são mais caras e não usam recursos compartilhados por outros hardwares do computador, tornando melhores para certos tipos de jogos e programas pesados.
Os padrões de barramento existentes atualmente são:
Barramento ISA (Industry Standard Architecture)
O barramento ISA é um padrão não mais utilizado, sendo encontrado apenas em computadores antigos. Seu aparecimento se deu na época do IBM PC e essa primeira versão trabalha com transferência de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz (na verdade, antes do surgimento do IBM PC-XT, esse valor era de 4,77 MHz).
Na época do surgimento do processador 286, o barramento ISA ganhou uma versão capaz de trabalhar com 16 bits. Dispositivos anteriores que trabalhavam com 8 bits funcionavam normalmente em slots com o padrão de 16 bits, mas o contrário não era possível, isto é, de dispositivos ISA de 16 bits trabalharem com slots de