placa solar
A tecnologia empregada no painel solar ainda é de alto custo que, para tanto, para se tornar um produto popular, seria necessário mais incentivos do governo. Os painéis solares são considerados uma boa alternativa para a geração de energia limpa, como também acontece com a eólica. Os países de primeiro mundo são os que mais utilizam essa tecnologia. Para tanto, apesar do grande benefício para a população a tecnologia ainda é pouco usada em países mais pobres ou mesmo em desenvolvimento.
O painel solar ainda exige um alto custo tanto de implantação como de manutenção e para que o sistema fosse adotado nas cidades ao redor do mundo, precisaria de um apoio de mais verbas governamentais, o que não acontece frequentemente. Hoje, apenas os países de primeiro mundo que adotaram o sistema de painéis solares, mas mesmo assim, ainda não é a maioria.
De forma simplificada, os painéis que estão instalados em um ponto alto de uma residência, coletam a luz do sol através de fótons, que nada mais são que pequenos pacotes de energia da radiação eletromagnética, em seguida são convertidos em corrente elétrica. A energia obtida através das placas solares vem sendo usadas em vários segmentos, não restringe-se apenas em casa e industrias. Veja mais aplicações: em locais afastados de linhas eletrificadas, iluminação externa de casas e espaços públicos, auxílio nas telecomunicações em locais remotos, telefonia rural, sinalização de estradas, cercas elétricas, entre outros. A grande vantagem desse tipo de eletricidade é que ela é renovável e as pessoas podem a utilizar sem necessidade de ter um poste de