Placa de Circuito Impresso
Placa de Circuito Pisca-Pisca
Impressão por Transferência Térmica Corrosão por Percloreto de Ferro – FeCl3
OBJETIVO Verificar todo processo de confecção de placa de circuito Pisca-Pisca por método de impressão por transferência térmica e corrosão por percloreto de ferro – FeCl3
RELATÓRIO Neste trabalho foram utilizados:
Placa de Cobre
Percloreto de Ferro – FeCl3
Papel de transferência Glossy Paper
Ferro de Passar
Caneta projetor
Palha de aço
ETAPAS DO TRABALHO
Passo 1 – Enviando o desenho para a impressora: Foi impresso o lay-out do circuito (apenas trilhas e ilhas) em um papel fotográfico.
Obs.: Desenho utilizado apenas para ilustração do trabalho
Passo 2 – Limpeza da placa e aplicação do desenho (transferência térmica): foi feito a limpeza da placa (lado com cobre) com uma palha de aço fina. Posicionando a folha sobre a superfície de cobre, com o desenho voltado para baixo, foi feito o aplique com o ferro bem quente, pressionando o papel contra a placa. Isso fez com que o desenho fosse transferido para a placa no cobre. O tempo médio de aplicação do ferro foi de 2 a 5 minutos.
Obs.: Desenho ilustrativo retirado da internet da aplicação para uma melhor visualização, o equipamento utilizado foi um ferro de passar roupa comum.
Passo 3 – Preparando o papel para ser retirado da placa: após o desenho ter fixado na placa de cobre, foi utilizado um pouco de água morna com detergente neutro para a retirada da película de papel sem danificar a placa. A quantidade de água foi suficiente para cobrir a placa (imersão total). Foi colocado a placa com o papel voltado para cima onde se aguardou em torno de 30 a 45 minutos. A água quente com detergente ajudou a amolecer o papel e facilitou a sua retirada sem que o desenho se soltasse do cobre.
Passo 4 – Limpeza, conferência e retoques: após a retirada do papel, banhou-se a placa em água corrente e enxugando-a com um pano macio (sem esfregar).