pla nejamento estrategico
ESTRATÉGICO
INTRODUÇÃO
Realizar o Planejamento Estratégico é uma das responsabilidades mais importantes do administrador ou gestor. Não é mais possível administrar uma organização, qualquer que for seu tamanho e a área onde atue, sem a existência de um plano estratégico que indique para onde ela vai e como chegar até lá. O Planejamento Estratégico é a ferramenta que indica o caminho e aponta as ações necessárias a serem tomada pelos administradores para percorrer com eficácia esse caminho, enfrentando de maneira eficaz as diversas variáveis que irão surgir.
O Planejamento Estratégico envolve basicamente três atividades: o planejamento estratégico propriamente dito, com suas diversas análises internas e externas à organização, o controle daquilo que está sendo realizado e verificação se está caminhando na direção correta e finalmente a tomada decisão, necessária não só para executar os planos de ação traçados durante o planejamento, mas também para corrigilos se necessário.
São estas três atividades que veremos a partir de agora.
1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Para que o administrador possa atingir resultados através da utilização mais produtiva dos recursos disponíveis, ele executa algumas funções consideradas básicas no processo de administração, que são as chamadas funções administrativas:
PLANEJAR é determinar as metas e a maneira como elas serão atingidas. É decidir o que precisa ser feito, como, onde e quando será feito.
CONTROLAR é avaliar o andamento do trabalho, e determinar se ele está atingindo os objetivos fixados no planejamento. É medir o desempenho real, compará-lo com o desempenho previsto e, ocorrendo diferenças, efetuar as correções necessárias.
DECIDIR é realizar ações que irão tornar realidade o que foi planejado ou corrigir aquilo que saiu diferente do que foi planejado.
Estas três funções estão interligadas. Quando ele, através do Controle, constata que os objetivos não estão sendo atingidos ele toma