Pl Gio E Direito Autoral
Tecnologias Aplicadas à Educação
Aula-Tema 3 - Atividade de Autodesenvolvimento
NOME DO ALUNO: Deborah Aparecida Mateus Rodrigues
RA:2485820016
Direito Autoral e Plágio
Conceito:
Direitos autorais
Direito autoral é um conjunto de regras que contribuem com a proteção dos direitos do autor e daqueles ligado a ele. A obra de um autor é assegurada de forma que lhe sejam guardados os direitos patrimoniais e morais sobre sua obra intelectual.
Plagio
Plágio nada mais é do que se apropriar indevidamente de uma obra, seja por cópia, imitação, assinatura ou por apresentá-la como se fosse você mesmo tivesse produzido. Assim se caracteriza por não ter referencias devidas ao autor. Se apropriar da obra para obter vantagem própria. Contudo, não é tratado como plágio, por exemplo, a cópia para uso privado, de pequenos trechos sem intenção de obter lucro.
O plágio é a representação das ideias de outra pessoa como se fosse sua, é uma prática ilegal que causa problemas as pessoas em qualquer estagio da vida. Nos dias atuais uma grande parte de estudantes reprova por essa prática.
2
Estratégias de ensino-aprendizagem: o Direito Autoral e o Domínio Público
Domínio Público
Domínio público quer dizer que obras literárias, artísticas e científicas, assim como programas de computador, já não são propriedades exclusivas de uma única pessoa.
Quando determinada obra entra em domínio público, não é mais necessário observar os direitos patrimoniais do autor pelo seu uso, pois ela passou a ser de todos e pode ser utilizada livremente. Isso ocorre em benefício cultural da população em geral.
No entanto, os direitos morais do autor ainda devem ser respeitados, pois ele continua fazendo jus aos créditos de sua criação. Portanto, permanece a obrigação de se fazer referencia a autoria e a fonte da obra.
As obras entram em domínio público após o término do período de proteção legal que lhes é concedido.
Também entram em domínio público, as obras de autores