piza
Na Sessão, que terá início pelas 14 horas no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, será apresentado o Programa das Comemorações que a ACT dinamizará pelo País, em parceria com outras instituições, de 28 de abril a 28 de maio.
Nesse quadro, e para além de diversa informação pertinente sobre o tema da segurança na utilização dos produtos químicos nos locais de trabalho disponibilizada no seu sítio oficial e no microsite específico www.dnpst.eu a ACT distribuiu pelas suas 32 delegações regionais, 2 mil cartazes e 10 mil folhetos alusivos à temática referida, os quais serão distribuídos criteriosamente nas dezenas de iniciativas levadas a efeito nos meses de abril e maio por todo o país com a presença de técnicos e inspetores desta Autoridade.
O objetivo central das comemorações é sensibilizar os empregadores, trabalhadores e cidadãos em geral para a necessidade da prevenção e proteção face aos riscos químicos que existem em diversos locais de trabalho, nomeadamente, na indústria química, nos estaleiros da construção, nos laboratórios, nos hospitais e em atividades de limpeza.
Alguns inquéritos revelaram que mais de 20% dos europeus dizem estar expostos a fumos, vapores e poeiras no trabalho. O maior problema é, no entanto, o perigo cancerígeno. Existem dados que apontam para a existência de uma população europeia de 32 milhões de trabalhadores expostos a agentes cancerígenos profissionais com doses consideradas perigosas para a saúde resultando anualmente em milhares de doenças