Pitágoras, Sócrates e Isaac Newton
Atividades Práticas Supervisionadas
Pitágoras, Isaac Newton, Sócrates
1. Biografias
1.1 Pitágoras
Pitágoras nasceu em Samos (dai entende-se o nome Pitágoras de Samos), uma ilha que fica situada na região da Ásia Menor, no ano de 570 a.C. Foi considerado um dos principais filósofos e matemáticos do século VI a.C..
Devido à invasão do império Persa, que dominou as colônias gregas de Jônia, Pitágoras passou a viajar pelo Egito e Babilônia chegando até a India. Uma de suas maiores influências foi Tales de Mileto (500 a.C.), este foi considerado um dos sete sábios da antiguidade, estudioso das áreas de Astronomia e Geometria, também fundou uma escola, a chamada “Escola Jônica”. Tanto Tales, quanto Pitágoras foram considerados pelos Gregos como marcos determinantes no processo do saber.
Desde muito jovem, Pitágoras já acumulava conhecimentos das áreas de filosofia, matemática e astronomia. Também se interessava muito por conhecimentos religiosos. Adquiriu estes conhecimentos devido as suas peregrinações por diversos lugares onde passou.
Imagem 1- MOTA, Myriam e BRAICK (2002)
Fonte: História das cavernas ao terceiro milênio, (p. 60)
Mapa com a cidade de nascimento de Pitágoras e onde ficava a Escola Pitagórica.
Em Crotona (Magna, Grécia) fundou uma escola que passou a chamar-se “Escola Pitagórica” com o patrocínio de Milo, que era o homem mais rico da cidade e que tinha uma filha chamada Teano, com quem se casou e que acabou se tornando uma das suas discípulas da Escola Pitagórica.
A Escola alcançou rapidamente grande desenvolvimento à qual atraiu um número considerável de discípulos entre eles Messápios e Romanos. Os conhecimentos passados dentro da instituição abordavam a área da religião, ciência e filosofia. Acredita-se que os termos filosofia (amor à sabedoria) e matemática (o que é aprendido) foram criados por ele.
Segundo a história, Pitágoras morreu