Pitágoras do século XXI
O fato de as redes sociais - Orkut, Twitter, Facebook - possibilitarem a publicação de vários arquivos, faz com que os usuários tenham a falsa impressão de estarem seguros nesse ambiente. Diante disso, o que deveria estar em domínios privados se torna alvo de críticas, o que prejudica, muitas vezes, a imagem dos cidadãos, impedindo-os até mesmo de conseguir um emprego, afinal, as empresas não se vinculam com casos polêmicos.
Ademais, não há como negar que o uso delas necessita de cautela. Assim, os internautas devem conhecer os limites entre o público e privado, julgando o que pode ou não pode ser publicado nas redes sociais, a fim de evitar o que ocorreu com a atriz Carolina Dieckmann, quando suas fotos íntimas foram expostas em diversos sites, denegrindo a atriz.
Diante dos fatos supramencionados, fica nítido que o excesso de exposição nas redes pode oferecer riscos à imagem dos usuários. Nesse ponto, faz-se necessário integrar na grade escolar brasileira o estudo delas, preparando-os a atuar nesse ambiente e ensinando-os distinguir o público do privado. Logo, a frase de Pitágoras faz jus aos acontecimentos atuais: “educai os jovens de hoje para não punir os adultos do amanhã”.
Assistimos à integração das redes sociais em nosso cotidiano, possibilitando diversas comodidades ao público que interage nesse ambiente, tais como a publicação de imagens, vídeos, anúncios, dentre outros. Entretanto, com o tempo, muitos usuários vêm perdendo o controle no uso das redes, uma vez que eles publicam informações sigilosas, o que pode ocasionar constrangimentos à imagem