Pitiriase
PITIRÍASE
CAMILA DIAS
JOÃO PAULO
KESSY GOMES
PEDRO QUARESMA
SANDRO VILAÇA
ORIENTADORA: MARCIONILA
ABAETETUBA-PA
RESUMO:
A Pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas: brancas, amareladas, acastanhadas e róseas. Existem três tipos a Pitiríase Alba, a Versicolor e a rósea de Gilbert; Os sintomas são erupções de manchas que são geralmente assintomáticas, mas pode causar leve prurido. Em poucos casos a coceira é intensa. O diagnostico é clinico e definido em função do aparecimento das lesões, pois para cada tipo existe um tratamento.
INTRODUÇÃO:
O termo pitiríase é derivado do grego “pityron”, que significa farelo. Portanto, pode-se descrever a pitiríase como sendo uma patologia cutânea caracterizada pela produção de células epiteliais que se esfarelam. Esta enfermidade manifesta-se de diferentes maneiras e além de causar a descamação, apresenta machas acastanhadas, amarelas, brancas ou róseas na pele, dependendo de seu tipo.
Dessa forma nosso principal objetivo é informar para as pessoas interessadas no assunto o quão é importante saber a respeito desta enfermidade que é pouco conhecida pelo nome cientifico.
Por isso vamos mantê-los informados por meio de imagens e vídeos, de modo que a apresentação seja intuitiva e interessante.
DESENVOLVIMENTO:
Encontramos varias fontes referentes ao assunto como: revistas, jornais, livros e sites da internet com seus respectivos tipos, sintomas, diagnostico e tratamento.
Pitiríase alba: Este tipo de pitiríase é caracterizado por causar manchas hipocrômicas (manchas claras / esbranquiçadas) mal definidas e finamente descamativas. Manifesta-se principalmente na face, membros superiores e tronco e pode evoluir espontaneamente para outras regiões. As causas desta doença são ainda desconhecidas. No entanto o surgimento deste tipo de pitiríase está associado com a exposição excessiva a luz solar, banhos