Pit Goras De Samos 01
Pitágoras de Samos
Pitágoras de Samos
Períodos Filosóficos
Filosofia Clássica
Pensamento Latino
Filosofia Cristã
Filosofia Moderna
Filosofia Contemporânea
Mitologia GrecoRomana
Mais Filosofia
Artigos Filosóficos e Jurídicos
Imagens e Fotos de
Pensadores
Frases, Fragmentos e
Pensamentos
Pitágoras, o fundador da escola pitagórica, nasceu em Samos pelos anos 57170 a.C.
Em 53231 foi para a Itália, na Magna Grécia, e fundou em Crotona, colônia grega, uma associação científicoéticopolítica, que foi o centro de irradiação da escola e encontrou partidários entre os gregos da Itália meridional e da Sicília. Pitágoras aspirava e também conseguiu a fazer com que a educação ética da escola se ampliasse e se tornasse reforma política; isto, porém, levantou oposições contra ele e foi constrangido a deixar
Crotona, mudandose para Metaponto, aí morrendo provavelmente em 49796 a.C.
Segundo o pitagorismo, a essência, o princípio essencial de que são compostas todas as coisas, é o número, ou seja, as relações matemáticas. Os pitagóricos, não distinguindo ainda bem forma, lei e matéria, substância das coisas, consideraram o número como sendo a união de um e outro elemento. Da racional concepção de que tudo é regulado segundo relações numéricas, passase à visão fantástica de que o número seja a essência das coisas.
Mas, achada a substância una e imutável das coisas, os pitagóricos se acham em dificuldades para explicar a multiplicidade e o viraser, precisamente mediante o uno e o imutável. E julgam poder explicar a variedade do mundo mediante o concurso dos opostos, que são segundo os pitagóricos o ilimitado e o limitado, ou seja, o par e o ímpar, o imperfeito e o perfeito. O número dividese em par, que não põe limites à divisão por dois, e, por conseguinte, é ilimitado (quer dizer, imperfeito, segundo a concepção grega, a qual via a perfeição na determinação); e ímpar, que põe limites à divisão por dois e, portanto, é limitado, determinado, perfeito.