Piso Cerâmico
Abrasão - é o desgaste da superfície da placa cerâmica decorrente da utilização do mesmo. Essa abrasão ocorre devido ao atrito de solados com partículas de sujeira abrasivas como areia, pequenas pedras, terra, quartzo etc... Sobe a superfície da cerâmica acarretando em desgaste do esmalte do mesmo ou em casos de porcelanato polido provocando riscos.
É fundamental a escolha do produto correto de acordo com a utilização do mesmo. Segue abaixo uma tabela indicada por algumas fabricas que auxilia a escolha do produto correto.
Grupo
Resistência ao desgaste por abrasão
Grupo 0
Uso exclusivo em parede
PEI 1
Baixíssimo tráfego
PEI 2
Baixo tráfego
PEI 3
Médio tráfego
PEI 4
Alto tráfego
PEI 5
Altíssimo tráfego
Absorção - A absorção de água de uma peça está relacionada à resistência mecânica da mesma, pois quanto menor a absorção quer dizer que há menos espaço entre as partículas para que a água penetre na peça o que garante uma maior resistência mecânica.
Limpabilidade – é a facilidade com que se elimina a sujeira da superfície cerâmica, e está estreitamente relacionada com a estrutura superficial (rugosidade) da tipologia em questão. A limpabilidade do piso cerâmico é classificada em:
CLASSE 5 Máxima facilidade de remoção de mancha.
CLASSE 4 Mancha removível com produto de limpeza fraco.
CLASSE 3 Mancha removível com produto de limpeza forte.
CLASSE 2 Mancha removível com ácido clorídrico, hidróxido de potássio e tricloroetileno.
CLASSE 1 Impossibilidade de remoção da mancha.
Falhas
As principais falhas no revestimento cerâmico são:
Erros na execução;
Inexistência ou erro de projeto;
Falhas de manutenção; Ausência de juntas de movimentação;