pisicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA
ATPS DE PSICOLOGIA SOCIAL
TUTOR A DISTÂNCIA: LINDOLFO A. MARTELLI.
PORTO SEGURO, 16 DE ABRIL DE 2013.
INTRODUÇÃO
A profissão tem como base de trabalho a família na sociedade, com o surgimento de uma sociedade capitalista, onde o capital explora o trabalhador.
Surgindo assim o objeto de trabalho do assistente social, por isso dizemos que o assistente social trabalha com as expressões cotidianas da questão social.
O assistente social é um profissional capaz de atuar nas relações sociais de produção e reprodução da vida social como é uma profissão interventiva no âmbito da questão, e está inserido em diversas áreas, como: saúde, educação, habitação, previdência, criança e adolescente meio ambiente idoso.
DESEMVOLVIMENTO
Observa se que antes o serviço social era praticado pela igreja católica por meio de caridade, eram feitas ações, com chá beneficente, bazar tudo monitorado pela igreja católica, as madres as esposas dos senhores de café da época, eram quem prestava os serviços, pode se disser que eram os assistentes daquela época, a burguesia queria o controle do proletariado através da ação de caridades.
Com os fechamentos das indústrias cresce a demando na igreja católica fazendo com que as primeiras escolas de assistentes sociais comecem a surgirem. Os primeiros profissionais foram os mesmos que praticavam a caridade naquela época, tornando o trabalho mais técnico. A profissão no Brasil está vinculada à emergência de um novo tipo de sociedade, capitalista. É neste contexto que surge o Serviço Social, como profissão legitimada na sociedade, para intervir na “questão social”. Os assistentes sociais desenvolvem seu trabalho exercendo a função de planejador, elaborador, executor e avaliador, assessoria, consultoria em programas projeto e serviços que concretizam as políticas sociais; em