pisicologia
Resumo
Brenner Santiago
II. Pesquisa cientifica.
1. Ato de pesquisar
O conhecimento e o conhecer não se realizam no vazio intelectual, teórico ou prático. É para solucionar qualquer curiosidade ou problema do quotidiano, a base do bom senso em busca de respostas.
Neste sentido a pesquisa é o esforço dirigido para aquisição de um determinado conhecimento, que propicia a solução de problemas teóricos, práticos e/ou operativos; mesmo quando situados no contexto dia-a-dia do homem.
“O bom senso é o guia normal do homem, na solução de suas dificuldades. Os informes do bom senso constituem os dados sobre o que a analise se efetuará. São dados pré-analíticos, no duplo sentido de que são dados anteriores à analise e que aí se acham para a análise”.
2. A pesquisa cientifica
É a exploração, é a inquisição, é o procedimento sistemático e intensivo, que tem por objetivo descobrir e interpretar os fatos que estão inseridos em uma determinada realidade.
A pesquisa é definida como uma forma de estudo de um objeto. Este estudo é sistemático e realizado com a finalidade de incorporar os resultados obtidos em expressões comunicáveis e comprovadas aos níveis do conhecimento obtido.
A pesquisa cientifica é o produto de uma investigação, cujo objetivo é resolver problemas e solucionar duvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos. A investigação é a composição do ato de estudar, observar e experimentar os fenômenos, colocando de lado sua compreensão a partir de apreensões superficiais, subjetivas e imediatas.
II. COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA?
3. Que é pesquisa?
Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados.
4. Por que se faz pesquisa?
Por razões