Piscicologia organizacional
Nome: Michele F. Neiva
Curso: Administração 3º E
Disciplina: Psicologia
Professor: Luciana
1º Resumo
São muitas as dificuldades (e críticas) associadas ao ensino, às pesquisas, aos campos de atuação e à psicologia como profissão regulamentada. São freqüentes os questionamentos acerca das respostas que esse profissional deve (ou deveria) dar às demandas da sociedade. A Lei nº 4.119 que regulamenta a Psicologia no Brasil converge para uma formação acadêmica generalista, de maneira que o psicólogo, ao graduar-se, encontra-se habilitado para atuar em várias áreas. A definição do psicólogo como profissional de recursos humanos na organização, coloca, em decorrência, o problema do trabalho interdisciplinar e a necessidade de integração com os demais profissionais. O início de uma crítica e reflexão a respeito do papel do psicólogo no âmbito das organizações de trabalho depende de uma análise de sua formação profissional e uma caracterização do que vem a ser as demandas organizacionais de outrora e as contemporâneas.
Atuação do psicólogo organizacional
Na Psicologia Organizacional, pode –se dizer que estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. O psicólogo organizacional atua sobre os problemas organizacionais ligados a gestão de RH (ou gestão de pessoas), na promoção da saúde, na integração do funcionário, na comunicação da diretoria e funcionário,e atua na busca de um atendimento às necessidades do homem e um maior rendimento no trabalho. A Psicologia Organizacional tornou –se interdisciplinar, refletindo o interesse de vários profissionais que procuram compreender os fenômenos nas organizações e as suas dimensões.
Funções e tarefas do Psicólogo do trabalho O psicólogo do trabalho é um profissional que "exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como