Pirro
Pirro de Élis foi um filósofo grego , nascido na cidade de Élis , considerado o primeiro filósofo cético e e fundador da escola que veio a ser conhecida como pirronismo. Diógenes Laércio , citando Apoloro de Atenas , diz que ele foi um pintor e que exestiam pinturas suas no ginásio de Élis. Posteriormente foi atraído para a filosofia pelas obras de Demócrito , e travou contato com o pensamento dialético da Escola Megárica por intermédio de Bríson , aluno de Estílpon. Pirro , junto com Anaxarco , viajou com Alexandre , o Grande em suas explorações no oriente , e estudou na Índia com os gimnosofistas e com os Magina Pérsia . Da filosofa oriental parece ter adotado uma vida de reclusão . Voltando a Elis , viveu pobremente , mas foi muito reconhecido pelos habitantes de Elis e também pelos atenienses , que lhe concederam a cidadania . Suas doutrinas são conhecidas principalmente pelos escritos satíricos de seu pupilo Tímon , o Silógrafo.
Os princípios de sua obra são expressos ,em prmeiro lugar , pela palavra acatalepsia , define a impossibildade de se conhecer a própria natureza das coisas . Qualquer afirmação pode ser contraditada por argumentos igualmente válidos . Em segundo lugar , é necessário preservar uma atitude de suspensão intelectual , ou , como Timon espressava , nenhua afirmação pode ser considerada melhor que outra . Pirro conclu que , dado que nada pode ser conhecido , a única atitude adequada é a ataraxia , "Despreocupação".
A impossibilidade do conhecimento , mesmo em relação à nossa própria ignorância ou dúvida , deve induzir o homem sábio a resguardae-se , evitando o stress e a emoção que acompanha o debate sobre coisas imaginárias . Entre ceticismo drástico é a primeira e mais completa exposição de agnosticismo na história do pensamento . Seus resultados éticos podem ser comparados com a tranquilidade ideal dos estóicos e os epicuristas .
O caminho do sábio , diz Pirro , é perguntar-se três questões . Pimeiro deve