Pirataria online
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CRISTIANE GOMES MADURO
KELLEN CRISTINA RUZO FERREIRA
MÔNICA CIRNE MESSA
PATRICIA ROLIM DA SILVA
ROSÂNGELA LAVOR DA SILVA
RELATÓRIO
PIRATARIA ON-LINE DE MÚSICA POR JOVENS EM MANAUS
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
A pirataria online é um fato presente em todos os países. O termo “pirataria” em sua concepção moderna surgiu o século XV, eram aplicados principalmente por indivíduos sem pátrias, os chamados “piratas”, que tomavam posse de mercadorias transportadas em alto mar pelo Estado ou por companhias por ele garantidas.
Nos séculos XVI e XVII, houve as leis dos venezianos e ingleses que concediam monopólios de impressão a editores específicos e estabeleciam o controle do Estado de direito (por ex.: a censura). No século XIX, o termo “pirataria” foi muito aplicado aos editores que faziam cópias de livros para vender, sem a permissão do autor ou o pagamento de seus direitos autorais. (VALÉRIO, 2006)
Segundo Castro (2007) a forte presença da música no cotidiano das populações dos grandes centros urbanos pode ser avaliada pela onipresença dos fones de ouvidos, utilizados por jovens de diferentes idades nas mais diversas situações e locais. Desde o grande sucesso do Walkman lançado pela Sony nos anos 1980, a prática de encapsular-se em um ambiente acústico individual e personalizado tornou-se disseminada. (pg. 75)
A Apple, Steve Jobs, havia se pronunciado contra a proteção DRM, instando a indústria fonográfica a rever sua posição a respeito da necessidade de proteger a música vendida por download na internet. (pg.76)
O problema da pirataria on-line causa muitas polêmicas, sendo que dois projetos de lei, o Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line), conhecido como S.O.P. A., e “Protect IP Act” (ato para proteção da propriedade intelectual), chamado de P.I.P.A., que estavam no Congresso dos Estados Unidos, que provocaram manifestações ou interrupções de serviços de sites importantes como,