Pirataria naweb
Eduardo VIEIRA¹ vieiraeduh@gmail.com¹ Alex Rosch FARIA² alex@alexfaria.eti.br² RESUMO
Palavras-chave: Pirataria, Internet, Direitos Autorais, WEB
Acadêmico Eduardo Vieira – FASUL¹
Docente Alex Rosch Faria – FASUL²
INTRODUÇÃO
Pirataria na internet é o download ou a distribuição não autorizada de conteúdos protegidos por direitos autorais, tais como filmes, músicas, programas de televisão, videoclipes ou programas de computador, com ou sem intuito de lucro. A distribuição e o download ilegal desses conteúdos se dão de diversas formas, inclusive por meio de redes P2P (peer-to-peer) de compartilhamento de arquivos, como e-donkey, bittorrent e gnutella, e por meio de discos virtuais (como rapidshare e megaupload). Nessas redes e sistemas, um único arquivo disponibilizado pode resultar em milhões de downloads ilegais.
A Internet também é amplamente utilizada para a venda de mídias físicas contendo obras musicais e audiovisuais reproduzidas ilicitamente, contexto em que ganham relevância redes sociais e sites de leilão, sob constantemente monitoramento.
INFLUÊNCIA DA PIRATARIA
Um estudo feito por pesquisadores das Universidades de Minnesota e Wellesley, nos Estados Unidos, mostrou que o compartilhamento de arquivos não provocou queda na arrecadação das bilheterias entre 2003 e 2006.
O cenário também foi de crescimento expressivo da indústria entre 1998 e 2010, segundo dados da PriceWaterhouseCoopers e do instituto iDATE. O valor da indústria do entretenimento passou de 449 bilhões de dólares para 745 bilhões de dólares, com crescimento de 66% no período estudado. Isso ocorre ao mesmo tempo em que cresce o uso de conexões de internet banda larga no mundo, facilitando a troca de arquivos digitais entre os internautas. A conclusão indica que os possíveis efeitos negativos da pirataria aparentemente não impediram as empresas de continuar ganhando muito dinheiro. O gasto com entretenimento por família nos Estados Unidos