Pirarucu Resumo
PIRARUCU (Arapaima gigas)
TAMÍRES MENDES DE SOUZA
6º Período de Agronomia
Porto Velho – RO
Março/2014
1
Resumo
O pirarucu, Arapaima gigas, são animais de hábito alimentar carnívoro, é considerado um peixe rústico (Imbiriba,2001). Apresenta respiração aérea obrigatória, possibilitada por sua bexiga natatória modificada, que permite a tomada de oxigênio diretamente do ar atmosférico, o que permite tolerar águas com baixos teores de oxigênio dissolvido. Habita preferencialmente lagos da várzea amazônica (Queiroz & Sardinha, 1999), os quais sofrem a influência do ciclo hidrológico das estações de seca e cheia.
Por não necessitar do oxigênio dissolvido na água, suporta elevadas densidades de estocagem em cultivo, por isso pode aumentar a produção por área e ser cultivado em locais não propícios a outras espécies aquáticas (Ono et al., 2004).
Apesar de serem animais carnívoros o pirarucu também se alimenta com ração, a rações comerciais para peixes carnívoros geralmente possuem proteína bruta entre 40 e 48% de origem de ingredientes vegetais e animais, mas os peixes carnívoros, como o pirarucu, aproveitam melhor as proteínas de origem animal. O gasto com ração é um dos itens que mais influenciam na lucratividade da piscicultura intensiva, porém o uso de ração pode acarretar futuramente a atrofiação de seu sistema digestório por não ocorre todo o mecanismo de digestão natural da espécie.
O pirarucu é um peixe que vem gerando grandes expectativas em torno de sua criação, em razão da qualidade e preço de sua carne e de seu crescimento rápido. Ele pode atingir 10 kg de peso médio, ao final de um ano
(Imbiriba, 2001), e sua produção estimada é de 25 t ha-1 por ano, quando alimentado com ração em sistema de criação intensiva (Pereira-Filho et al.,
2003).
2