Piramide Alimentar
1ºNível
Formado por alimentos fonte de carboidratos, que possuem como principal função fornecer energia. A Pirâmide Alimentar Brasileira prega um consumo de 6 porções diárias, dando preferência para os grãos integrais. Os principais alimentos desse grupo são: cereais (arroz, milho e trigo), pães, biscoitos e massas, tubérculos como batatas, beterraba, cenoura, inhame e raízes como a mandioca.
2° Nível
Esse nível é formado por alimentos fonte de vitaminas, minerais e fibras que possuem como principal função reguladora. A Pirâmide Alimentar Brasileira, prega o consumo de 3 porções diárias de verduras e legumes e 3 porções de frutas.
• Ex. Verduras: acelga, agrião, espinafre;
• Ex. Legumes: cenoura, abobrinha, beterraba;
• Ex. Frutas: laranja, manga, maçã.
3° Nível
Esse nível da pirâmide engloba alimentos de 3 grupos distintos, pois todos eles são formados, principalmente, por proteínas, cálcio, fósforo e desempenham uma função construtora.
A Pirâmide Alimentar Brasileira prega o consumo de 3 porções diárias do grupo do leite, queijo, iogurte; 1 porção do grupo das carnes e ovos 1 uma porção do grupo dos feijões.
4° Nível
Esse nível está no topo da pirâmide e recomenda-se o consumo moderado por ser formado por alimentos com alto valor energético.
O guia preconiza o consumo de 1 porção de alimentos dos grupos dos óleos e gorduras e 1 porção do grupo de açúcares e doces.
Porções
As porções dos alimentos foram estipuladas em função do VET (Valor Energético Total) da dieta e da energia de cada grupo, respeitando a forma de consumo usual do alimento. Para o melhor entendimento da população foi padronizada a utilização de medidas caseiras (colher de sopa, colher de servir, fatia, xícara de chá, etc.).