Pipetas
1-Introdução: 2 2-Objetivo: 2 3-Materiais: 3 4-Métodos: 3 5-Resultado e discussões: 3 6-Conclusão: 3 7-Referências bibliográficas: 3
1-Introdução: Pipetas são tubos finos, algumas vezes com um bulbo central, calibrado para conter um volume especifico, permitem a transferência de volumes de um recipiente para outro. São utilizadas para verter volumes específicos de líquidos. Uma pipeta é um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos. Existem dois tipos de pipeta: Pipetas graduadas, que possuem uma escala para medir volumes variáveis, são utilizadas para medir pequenos volumes, não podem ser aquecidas e não tem grande precisão, e pipetas volumétricas que possuem apenas um traço final, para indicar o volume fixo e final indicado por ela, também não podem ser aquecidas, possuem grande precisão de medida.
|[pic]Pipeta volumétrica | [pic]Pipeta volumétrica |
2-Objetivo: O experimento teve como objetivo desenvolver habilidades no manuseio das pipetas, graduadas e volumétricas, bem como a utilização de outros tipos de vidrarias.
3-Materiais: Utilizou-se para este experimento os seguintes materiais: béquer de 100ml, balão volumétrico, pipeta graduada, pipeta volumétrica, pêra e água destilada.
4-Métodos: Para a realização do experimento foram seguidos os seguintes métodos: Foi adicionado em um béquer de 100 ml, 60 ml de água destilada, em seguida pipetou-se a água com o auxilio da pêra, e com o dedo indicador, ajustou-se o volume até o marco zero. Repetiu-se o procedimento diversas vezes com os dois tipos de pipetas, até conseguir adquirir a habilidade necessária para o manuseio de cada uma das delas.
5-Resultado e discussões: Observou-se que é necessário treinar as técnicas de pipetação para adquirir habilidades no manuseio