Pipa
INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO (IUESO)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PIPA – Programa de Iniciação às Práticas Administrativas
Goiânia – GO
2012
ANDRESSA MONTES -
JULIANA MENDES PEREIRA -
LUDMILA MORAES -
MICHELLY LORRANY GONÇALVES FERNANDES - 02290003317
THIAGO CORREA ARANTES -
Evidências de aplicação das teorias da Administração Científica à Teoria das Relações Humanas
Um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de pequeno ou médio porte, de acordo com os critérios do BNDES.
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas dos 1º/2º semestres, do curso de Administração do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo, sob a orientação do professor José Elenilson Cruz.
Goiânia – GO
2012
Introdução
REVISÃO CONCEITUAL
Administração Científica
Frederick Winslow Taylor foi o seu maior criador, surgiu do estudo dos principais problemas presentes nas empresas, à falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada, observou que os sistemas da época eram falhos. A partir daí surgi o “Homo Econimicus”, pois Taylor entendeu que seria necessário economizar no trabalho produzindo mais em menos tempo e reduzindo custos.
A teoria tem padrões formais e ênfase na estrutura das organizações. As ideias de Taylor tiveram altos e baixos. Na indústria e no governo despertava entusiasmo. Já entre os trabalhadores, a imprensa e os políticos provocaram reações desfavoráveis.
Escola das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas é uma teoria de gestão, incluída na Escola Comportamental, fundada por Elton Mayo na sequência das conclusões obtidas em diversos estudos realizados em várias empresas norte-americanas. hegou-se assim à conclusão de que as relações humanas e o ambiente de trabalho que