Pipa
Nacional de Câncer (INCA) é uma iniciativa da
Coordenação de Recursos Humanos no sentido de conhecer a composição e a distribuição dessa força de trabalho na Instituição, com vistas ao desenvolvimento de políticas de recursos humanos.
A composição do quadro funcional do INCA foi constituída, ao longo dos anos, por profissionais de diversas origens. O desconhecimento das características dessa força de trabalho quanto à sua distribuição e qualificação, pela ausência da coleta e sistematização de informações, apontou a necessidade de um estudo que traduzisse o perfil desses profissionais, de modo a contribuir para o conjunto da Instituição no estabelecimento de seus planos de ação.
Para tanto, foi realizado um cadastramento/ recadastramento funcional obrigatório de todos os trabalhadores que desenvolvem suas atividades na
Instituição.
O levantamento e a análise realizados levaram em conta informações sobre identificação pessoal, histórico escolar e qualificação acadêmica, grau de conhecimento sobre idiomas, produção científica acadêmica e profissional mais significativa, além de dados funcionais como: jornada e turno de trabalho; vínculo com a instituição; tempo de experiência profissional e de contribuição previdenciária.
Esse procedimento foi essencial para o conhecimento da composição da força de trabalho da Instituição e, atualmente, como instrumento permanente de atualização, é estratégico para o estabelecimento de planos de ação da área de recursos humanos.
Este estudo, que busca reunir e consolidar informações sobre o corpo profissional da Instituição, é parte do processo de reformulação do papel da área de recursos humanos na direção de uma efetiva gestão do trabalho no