Pipa - processos decisórios
1 Fundamentação Teórica (referente ao tema e ao(s) aspecto(s) ou desafio(s) que será (ão) analisado(s) e para o(s) qual (is) haverá sugestões de melhoria).
Todos os dias nos deparamos com processos decisórios, é um processo de escolha dentre varias alternativas ou possibilidade com o objetivo de solucionar os problemas da melhor forma possível. Para tomarmos uma decisão correta temos que ter informações de qualidade e na quantidade certa.
Existem decisões programadas e não programadas.
Programadas: Soluções para problemas rotineiros, determinadas por regras, procedimentos ou hábitos. o São tomadas de acordo com políticas, procedimentos ou regras, escritas ou não; o Simplifica a tomada de decisão em situações repetitivas; o Limitam nossa liberdade, porque a organização decide o que fazer;
Não Programadas: São novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução; elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis. o Não seguem regras e normas; o São tomadas de acordo com o surgimento do problema;
Existem decisões tomadas com a certeza total (quando o resultado é previsto, existe conhecimento da decisão e alternativas consistentes), decisões de risco (quando a pouca informação, existe uma probabilidade de acerto que varia de 0% a 100%), decisões de incerteza total (quando a ausência de informações e dados) e decisões na condição de conflito (pode mudar a cada movimento do concorrente).
Antes de tomar uma decisão é necessário calcular o risco e a probabilidade de acerto.
Toda organização tem níveis hierárquicos nas quais tomam as decisões.
Nível estratégico, alto nível de autoridade: Tomam decisões a longo prazo, estabelece o rumo da organização e tem uma abrangência total.
Nível tático, médio nível de autoridade: Tomam decisões a médio prazo,