Piometra resumo
RESUMO A piometra em cães acometem cadelas muitas vezes com idade avançada. Com isso ocorrem alterações hormonais que pode ser associada a infecções bacterianas. Uma patologia que atinge o trato genital de cadelas.
Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar técnicas cirúrgicas de ovariohistectomia que beneficiam o pós-operatório de cadelas submetidas a esse procedimento devido a infecção uterina.
Palavras-chave: Piometra; ovariohisterectomia; pós-operatório.
CONTEÚDO A piometra é uma enfermidade de cadela adulta caracterizada pela inflamação do útero com acumulação de exsudatos, que ocorre na fase lútea do ciclo estal.
Alem de distúrbios hormonais a doença também ocorre com frequência devido à proliferação de bactérias, ocorrendo através do relaxamento do músculo da cérvix durante o período estro de sua vida.
Existem dois tipos de piometra, as de cérvix aberta e as de cévix fechada. Alguns casos requer atenção imediata, geralmente ocorrendo no caso da cérvix fechada. (ALLEN, W.E,1995).
Já na cévix aberta onde há uma drenagem o animal pode persistir por 1 mês ou mais. (CAMPOS, L.C et al. 1999.).
O tratamento adequado para essa patologia seria a ovariohistectomia, devido a preocupação com o bem estar do animal, diversas técnicas cirúrgicas estão sendo utilizadas. Existem algumas técnicas cirúrgicas não muito utilizadas ainda por Médicos Veterinários, uma delas é a abordagem lateral, usada habitualmente em bovinos. Essa técnica inclui a possibilidade de observar a ferida cirúrgica e a de reduzir a evisceração dos órgãos abdominais no caso de deiscência da sutura. (JAVIER G.2004.) A abertura espontânea da incisão tem menor probabilidade de ocorrer. O local da incisão lateral é situada numa posição que possibilita a fácil localização, reduzindo o tempo na localização do ovário na abordagem ventral pela linha media, reduzindo também o